Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Saudações a todos e todas

O modelo de gestão descentralizada, implantado pela FLOR DA CAATINGA apoiado por seus parceiros, como o movimento dos técnicos agrícola e os articuladores social que ficam em cada cidade do território do sisal, proporciona que cada pessoa possa contribuir da forma que pode, região e município propõem alternativas de desenvolvimento, de acordo com suas realidades e especificidades. O que Nós da FLOR DA CAATINGA propomos são diretrizes políticas e operacionais para orientar o processo do desenvolvimento da “Educação Ambiental”, com foco na regionalização.
Regionalizar não é apenas o ato de agrupar municípios com relativa proximidade e similaridades. É construir um ambiente democrático, harmônico e participativo entre poder público, iniciativa privada, terceiro setor e comunidade. É promover a integração e cooperação intersetorial, com vistas à sinergia na atuação conjunta entre todos os envolvidos direta e indiretamente na atividade da “Defesa Ambiental” de uma determinada localidade.
Diante disso, o que se espera é que cada região tenha um articulador social que planeje e decida seu futuro, de forma participativa respeitando os princípios da sustentabilidade econômica, ambiental, sociocultural e político-institucional. O que se busca com este trabalho é subsidiar a estruturação e qualificação dessas regiões para que elas possam assumir a responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento, possibilitando a consolidação de novos roteiros como produtos turísticos rentáveis e com competitividade nos mercados nacional e internacional. Para tanto é necessário perceber como a atividade econômica capaz de gerar postos de trabalho, riquezas, promover uma melhor distribuição de renda e a inclusão social baseado na economia solidária.
Para que possamos estruturar e qualificar suas regiões é necessário o envolvimento direto das comunidades receptoras. São elas que protagonizarão essa história. Todo esse movimento se traduz na capacidade de atuação mútua do cidadão Brasileiro, o qual deve perceber-se parte fundamental desse processo.
O que apresentamos são direcionamentos para promover o desenvolvimento regionalizado como estratégia de agregação de valores do cidadão, de sua cultura, de suas produções, de seus saberes e fazeres, propiciando a integração de todos os setores econômicos e sociais em prol de um objetivo comum: garantir a vida das gerações futuras, assim estamos criando uma “Revolução Silenciosa” mas para que isto seja propagado estamos solicitando de cada um de vocês uma contribuição financeira para ser transformado em “Educação Ambiental” garantindo a “Redenção do Nordeste”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário